“Nenhum ideal religioso pode nortear uma nação” diz ator da Globo

O ator Johnny Massaro, que interpreta um jovem que vive numa família conservadora na novela das 9 da Globo, “A Regra do Jogo”, deu uma entrevista ao portal IG e atacou a forma que o país vive. 

Quando foi perguntado sobre a polarização política que vemos no País hoje interfere na expressão cultural, ele foi direto e disse:

Se essa polarização fosse realmente
forte, seria ótimo. Mas o que tenho visto é uma onda de extrema direita, conservadora e anacrônica, e uma esquerda enfraquecida, acuada e sem voz. Ou seja, a balança está desregulada. Talvez até quebrada. E isso dificulta não só a expressão cultural como qualquer forma de expressão. Por exemplo, nenhum ideal religioso pode nortear uma nação porque Deus, por maior que seja a fé, é uma ideia, um sentimento, um apontamento, um estado, uma energia. Meu Deus não é maior nem melhor nem menor nem pior do que o seu.

De maneira geral, acho que isso passa por anos de negligência em educação. Sem falar desse sistema de educação castrador e mofado, que ensina matemática e gramática mas não abraça às artes, a filosofia, a subjetividade e que, portanto, não possibilita a autonomia de pensamento. Aí é claro que Deus vira explicação pra tudo porque é mais fácil pensar as coisas desse ponto de vista formal e chapado que divide tudo em bem e mal, céu e inferno. Aí junta tudo e temos que, em pleno século XXI, defender igualdade de gênero, de raça. Como se a humanidade já não tivesse passado por horror o suficiente. Eu só fico me perguntando: afinal, as pessoas têm medo de que?

273 total views, 3 views today

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Paulo Gustavo

Focado nos assuntos curiosos em debates na sociedade. Reflexões são para serem reflexivas e com ar de seriedade. Atualmente estou com 24 anos e solitário, que passa maior parte do tempo lendo coisas do meu interesse e essas coisas significa livros de história, ficção e sites. Sou viciado no YouTube. Para ser mais intenso, sou portador de uma condição de nome Van der Woude, mais popularmente conhecida como Lábio Leporino. Já fiz mais de 11 cirurgias e todas até agora foi na parte da face. Provavelmente farei mais. Quero fazer da minha vida uma experiência inesquecível. Ainda não desistir de fato, não gosto de perder, essa a razão de ainda está aqui. É preciso um dia perder para ter sede de ganhar. Bom, bem vindo (a)!😙😙😙😊