7 coisas que jamais devem ser ditas a uma pessoa com depressão

Quando chega o mês da campanha de Setembro Amarelo, muita gente se dispõe a conversar com pessoas que estão lutando contra a depressão. Por outro lado, embora a intenção seja boa, essa atitude também pode ter um risco. É que, às vezes, a gente acha que está ajudando alguém, mas uma simples frase pode servir de gatilho e piorar a situação. Por isso, o site da CAPRICHO separou algumas coisas que você nunca deve dizer para alguém que tem depressão.

1. Dizer que é frescura

Isso jamais, em hipótese alguma, deve ser dito para uma pessoa que está com depressão. Aliás, para alguém que está com problemas no geral. É importante ter consciência de que você não está vivendo a dor daquela pessoa para minimizá-la dessa forma.

2. Perguntar o que tem de errado 

Muitas pessoas ainda não enxergam a depressão como uma doença, por isso esse erro é bem comum. Antes de tudo, é preciso entender que a depressão não é um estado de espírito ou um momento difícil. Perguntar o que a pessoa tem de errado só vai sugerir que o que ela está passando é fruto de algum comportamento ou ação da vida dela.

3. Falar que é só uma fase

Mais uma vez, essa é uma forma de minimizar a doença. Assim como outros problemas de saúde mental, a depressão exige acompanhamento profissional com frequência. Não é apenas uma tristeza passageira que pode melhorar ao assistir um filme de comédia, viu?

4. Comparar a situação com a de outras pessoas

Dizer que tem gente em situações muito piores, como fome ou guerra, não vai ajudar a pessoa a se sentir melhor. Muito pelo contrário, aliás. Você estará novamente diminuindo o problema dela.

5. Pedir para a pessoa olhar para o lado positivo

Falar é muito fácil, não é? Quando uma pessoa está com depressão, existe uma grande prevalência de pensamentos negativos e uma dificuldade constante de acreditar que as coisas ficarão bem. Ou seja, tentar “olhar para o lado positivo” não é simples assim.

6. Culpar a pessoa

Jogar a culpa na pessoa que tem depressão ou dizer que ela é “fraca” é o pior erro que alguém pode cometer. Ninguém tem culpa alguma! Falar esse tipo de coisa só fará com que a pessoa se sinta ainda pior, além de ser um terrível gatilho.

7. Falar que ela tem que seguir em frente

Da mesma forma que foi citado no tópico 5, falar para uma pessoa depressiva seguir em frente não vai ajudar em nada. Sair da depressão não é algo que exige apenas um esforço simples e individual, como levantar cedo para estudar. Sempre incentive a pessoa a procurar um acompanhamento profissional!

3,528 total views, 3 views today

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Paulo Gustavo

Estudante de jornalismo. E Focado nos assuntos curiosos em debates na sociedade. Reflexões são para serem reflexivas e com ar de seriedade. Atualmente estou com 24 anos e solitário, que passa maior parte do tempo lendo coisas do meu interesse e essas coisas significa livros de história, ficção e sites. Sou viciado no YouTube. Para ser mais intenso, sou portador de uma condição de nome Van der Woude, mais popularmente conhecida como Lábio Leporino. Já fiz mais de 11 cirurgias e todas até agora foi na parte da face. Provavelmente farei mais. Quero fazer da minha vida uma experiência inesquecível. Ainda não desistir de fato, não gosto de perder, essa a razão de ainda está aqui. É preciso um dia perder para ter sede de ganhar. Bom, bem vindo (a)!