O Covid-19 está assustando o mundo, e eu já até sofri por conta disso mesmo sem ter sido contagiado pelo famoso Coronavírus. Estava tossindo e pediram que eu fosse logo ao médico, mas achei impossível está infectado pelo vírus.
Mas vamos ao que interessa. Aos dados.
Será mesmo que esse vírus é tão preocupante? A resposta é sim.
Bom, pelo menos a taxa de transmissão dele é muito rápida se comparada a gripe comum ou até mesmo ao H1N1.
A taxa de transmissão da gripo comum é de 1,3. O que significa que cada pessoa infectada passa a doença a 1,3 pessoa, em média. E do H1N1 é de 1,5 e do Coronavírus estar em 2 e 3. Isso quer dizer que se no momento a COVID-19 se não for controlada poderá infectar mais pessoas que a gripe comum.
Os especialistas já acreditam que ele será um virús igual como a gripo que nós conhecemos, ou seja, estará sempre presente entre nós. E então iremos ter de combate-lo sempre que acharmos que estamos infectados.
Mas é importante que saiba que ele será mais comum em clima de inverno e menos comum no verão. No Brasil já se acredita que em Abril a transmissão será mais comum no país.
Estou escrevendo esse post na madrugada de segunda-feira de 23 de março de 2020, e no dia 21 de março foram confirmados 793 mortes pelo Coronavírus na Itália, um recorde até então. Antes o números de mortes não ultrapassa o número de 627. A maior parte dessas mortes estão acontecendo na Lombardia, que fica ao redor de Bergamo.
Agora vai mais um dado curioso.
São estatística oficiais da Itália, fresquinhas:
– Idade dos mortos masculinos é de 79, 5 anos.
– Para as mulheres é (30 do total) é de 83, 7 anos
A vítima tinha em média 2,7 outras doenças graves
Apenas três pacientes (0,8 %) não tinham outras doenças antes.
Ninguém com menos de 30 anos morreu. Dos falecidos, 71,1% são da Lombardia. Curiosamente, todas as outras regiões têm menos de 1% do total de mortos.
O ideal eram ter deixado os idosos isolados e os mais novos livres para circularem e criarem anticorpos.