0
(0)

O papa João Paulo ll é talvez o mais popular papa que já tenha existido, ou um dos mais populares e em 1980 ele visitou o Brasil e passou por vários Estados Brasileiro.

Um dos Estados visitado pelo Papa foi Belém do Pará, onde o Papa andou por várias cidades do Pará.

Infelizmente só conseguir pegar a chegada do Papa no aeroporto de Belém saindo do avião, sei que ele andou por cidades e ruas de Marituba, região metropolitana de Belém, que até ganhou o nome dele.

Mas com uma agenda apertada, o Pontífice seguiu do aeroporto direto para o Seminário São Pio X, em Ananindeua. Lá, almoçou e descansou. À tarde, seguiu para Colônia de Marituba (atualmente Centro Dermatológico Dr. Marcello Cândia). E, depois, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), onde hoje encontra-se um memorial e em cujo local o Santo Padre, como diz os fiéis católicos o chamam, ajoelhou e rezou.

Ao término da visita, o Papa seguiu para local onde seria realizada a Santa Missa. Milhares de pessoas acompanhavam a sua passagem. No início da noite, ele presidiu Santa Missa campal no altar-monumento montado na então avenida 1° de dezembro (hoje avenida João Paulo II), esquina com travessa Mauriti, com a participação de uma multidão.

Apesar de nunca ter sido católico, mas já ter estudado uma escola Católica, fica aqui minha postagem sobre esse momento histórico no Brasil e no Pará.

Papa saindo do avião do Vaticano desembargando em Belém.
O Papa reuniu uma multidão na capital paraense em sua primeira visita ao Brasil (Carlos Borges/Arquivo O Liberal)

A viagem do Papa durou 12 dias e o ano é 1980. Abaixo mais vídeos sobre a visita.

Um outro vídeo narrado mostra cenas desse dia, que para muitos brasileiros foi sagrado.

Vídeo narrado de João Paulo ll visitando os brasileiros. A audiência foi recorde nas televisões, perdendo só para a exibição da copa de 1970 do Brasil contra o México.

Momento foi importante para o catolicismo num país que em pouco tempo teria uma onda de católicos se convertendo e outros experimentando outro tipo de fé, a fé evangélica.

João Paulo ll visitou o Brasil três vezes oficialmente:

Como papa, João Paulo ll visitou o Brasil três vezes: Na primeira em 1980 onde beatificou o jesuíta José de Anchieta. Na segunda em 1991 onde aproveitou e visitou irmã Dulce e na terceira 1997 onde rezou uma missa campal no Rio de Janeiro para 2 milhões de fiéis.

João Paulo II visitou Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Aparecida (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Teresina (PI), Belém (PA), Fortaleza (CE) e, por último, Manaus (AM).

Na última sexta-feira (12/07) fez quarenta anos a visita de João Paulo ll.

VEJA TAMBÉM:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mostre o que achou sobre esse post publicando seu comentário